Protocolo Centro SaudeA Câmara Municipal de Valongo assinou, esta terça-feira, o acordo de cedência de terreno à Administração Regional de Saúde do Norte para a construção do novo Centro de Saúde de Alfena. O documento foi assinado pelo presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, e pelo presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, Pimenta Marinho, e testemunhado pelo presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares.

Pimenta Marinho afirmou que o concurso público será lançado brevemente, prevendo-se que a obra seja “lançada este ano, até ao final do Verão”. No máximo, a empreitada deverá arrancar no último trimestre deste ano.

As futuras instalações vão substituir as atuais que, para além de exíguas e de difícil acesso, mostram um elevado estado de degradação. A construção das novas instalações é a resposta aos anseios da população e da autarquia de Alfena de já há vários anos.

O presidente da Junta de Freguesia de Alfena considera que “finalmente” a Cidade recebe esta boa notícia. “O tão desejado centro de saúde será uma realidade dentro de pouco tempo”, sublinha o autarca, acrescentando que “valeu a pena a luta permanente que se travou durante dez anos”.

Recorde-se que a Junta de Freguesia de Alfena luta desde 2011 por esta conquista. Na altura, a pretensão era que os utentes de Alfena fossem atendidos no Centro de Saúde de Ermesinde que, entretanto, tinha aberto portas. A autarquia sempre assumiu uma posição contrária, até porque em causa estava o bem-estar de cerca de 11 mil utentes, que tinham que se deslocar para a freguesia vizinha.

A autarquia de Alfena recorda também que foram alguns elementos que fazem parte do atual executivo que conseguiram convencer, em 2011, António das Neves Pereira a ceder um terreno, na Rua de São Vicente, para instalar a nova unidade de saúde de Alfena, que finalmente será uma realidade e que agora foi cedido o direito de superfície à ARS Norte.

O anúncio da aprovação do financiamento foi feito no dia 1 de fevereiro, pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS/Norte). O valor total do investimento aprovado é da ordem de 1.372 milhões de euros, com uma taxa de comparticipação do Programa Norte 2020 (FEDER) de 85 por cento. O restante é proveniente do Orçamento Geral do Estado.

0
0
0
s2sdefault