Arranque Centro SaudeArrancaram, hoje de manhã, as obras da nova Unidade de Saúde de Alfena. O início dos trabalhos contou com a presença do secretário de estado adjunto e da saúde, Fernando Araújo, do presidente da ARS Norte, Pimenta Marinho, do presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares e do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

A Junta de Freguesia de Alfena congratula-se com este dia. Arnaldo Pinto Soares considera que “finalmente” “o tão desejado e necessário centro de saúde será uma realidade dentro de pouco tempo”, acrescentando que “valeu a pena a luta permanente que se travou durante 11 anos”.

O valor total do investimento aprovado é da ordem de 1.372 milhões de euros, com uma taxa de comparticipação do Programa Norte 2020 (FEDER) de 85 por cento. O restante é proveniente do Orçamento Geral do Estado.

Recorde-se que a Junta de Freguesia de Alfena, há cerca de 11 anos, luta por esta conquista. Na altura, a pretensão era que os utentes de Alfena fossem atendidos no Centro de Saúde de Ermesinde que, entretanto, tinha aberto portas. A autarquia sempre assumiu uma posição contrária, até porque em causa estava o bem-estar de cerca de 11 mil utentes, que tinham que se deslocar para a freguesia vizinha.

A Junta de Freguesia de Alfena recorda também que foram alguns elementos que fazem parte do atual executivo que conseguiram convencer, em 2011, António das Neves Pereira a ceder um terreno, na Rua de São Vicente, para instalar a nova unidade de saúde de Alfena, que finalmente será uma realidade.

Estima-se que daqui a um ano a construção, que arrancou hoje, esteja concluída, colocando um ponto final a uma luta do executivo e da população de 11 anos.