As ruas de Alfena voltaram a encher-se de cor, no domingo, dia 27 de maio, com mais uma edição da Festa da Flor. A iniciativa, dinamizada pelos moradores do lugar da Costa e por algumas associações, contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alfena e do Centro Social e Paroquial de Alfena.
O evento mobilizou o projeto Alfena Sénior, o Estúdio de Dança Próximo Passo, os moradores do lugar da Costa, o Grupo Folclórico Andorinhas de S. Vicente, as Damas da Dança e a ASPRECA - Grupo Danças e Cantares de Alfena.
O cortejo, cheio de cor e de alegria, saiu do Centro Cultural de Alfena, seguiu pela rua de S. Vicente, pelo lugar da Várzea, passou pela Avenida Padre Nuno Maria Cardoso e terminou no Pavilhão Gimnodesportivo do Centro Social e Paroquial de Alfena, com a apresentação de algumas coreografias.
A Festa da Flor tem um cariz solidário, pelo que as verbas arrecadadas reverteram a favor do Centro Social e Paroquial de Alfena, que possui uma das maiores obras sociais do país. O Grupo Etnográfico de Cantadeiras do Leça não participou no desfile, nem atuou, mas esteve a dinamizar um bar, no local, cujas verbas reverteram para a obra social.
No final, depois de sorteado um cabaz de compras, o presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares, e o pároco de Alfena, Manuel Fernando, mostraram-se contentes com o empenho de todos os grupos que transformaram a tarde num verdadeiro dia de festa. E não esqueceram de agradecer, mais uma vez, aos alfenenses que “sempre” dizem sim a causas nobres.