Desfile 01O D’Areais Trigo Atelier realizou, no dia 31 de maio, pelas 21h00, no Centro Cultural de Alfena, um desfile de moda intitulado “Os Guardiões do Brinquedo”.

A iniciativa foi apadrinhada por Manuel Serrão e surgiu para lançar uma nova linha de vestuário para homem, senhora e criança coleção da estilista Marlene Areais Trigo, inspirada no brinquedo tradicional.

O evento contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Alfena e marcou o arranque das comemorações de elevação à categoria de Cidade. A estilista , natural de Alfena, juntou-se à organização e abraçou o desafio de criar uma linha de vestuário com a marca identitária do brinquedo.

Alfena orgulha-se de ter sido o local onde foram fabricados os brinquedos mais antigos de Portugal. O primeiro terá sido criado em 1922 e consistiria num guizo em chapa com pedras do Rio Leça. A indústria do brinquedo tradicional é uma das principais heranças culturais de Alfena e a cidade tem vindo a investir num programa cultural para dinamizar e perpetuar este património.

Depois de vários anos com um atelier voltado para a alta-costura, em Paços de Ferreira, a estilista decidiu regressar às origens, Alfena. Continua dedicada à alta-costura e às peças exclusivas, contudo, ansiava fazer algo diferente.

Um dia encontrou um brinquedo da sua infância que a inspirou. Pesquisou, contactou a fábrica de brinquedos que ainda existe em Alfena e começou a amadurecer a ideia para o novo projeto.

O novo projeto ligado a Alfena e ao brinquedo foi lançado num desfile, no Centro Cultural de Alfena. O espaço foi pequeno para acolher todos aqueles que quiseram assistir a este momento "quase mágico", como referiu o presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares.

Emocionada com o feedback que recebeu da plateia, Marlene Areais Trigo agradeceu a todos os que colaboraram e, em particular, à Junta de Freguesia, na pessoa do seu presidente, e ao empresário Júlia Penela, dono da Bruplast, fábrica de brinquedos.

Sobre a Estilista

Desfile 02Marlene Areais Trigo foi finalista em 2001 no curso de Design de Moda, no Citex-Porto. Fez vários desfiles, individuais e com outros estilistas nacionais. O primeiro foi na Casa de Serralves.

Entre 2001 a 2008 trabalhou para várias empresas como estilista principal, para mulher, homem e criança. A sua especialidade sempre foi mais dedicada à linha de mulher. Fez colaborações para empresas internacionais, nomeadamente El Corte Inglês e a Disney.

Em 2009, inicia um projeto pessoal e abre o seu próprio atelier dedicado a alta-costura em Paços de Ferreira, onde só faz peças exclusivas.

Na Capital do Móvel fez colaborações com a autarquia local, realizando vários desfiles. Em 2015 fez um desfile em nome individual, com peças de alta-costura e respondeu ao desafio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira – criar uma peça de vestuário em madeira.

Durante vários meses Marlene Areais Trigo criou um vestido vestível, todo ele feito em folha de madeira de nogueira. No dia 21 de Março de 2015, no Museu do Móvel, fez a apresentação da coleção e da peça especial de madeira, vestida por Isabel Figueira. Foi a primeira estilista a conceber tal feito.

Em Junho de 2015 o vestido fica em exposição no Palácio do Bolhão no Porto, numa organização da AIMMP-Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, que reuniu os trabalhos mais criativos ligados a esta arte em Portugal. Nesse mesmo mês faz a honras de receber o Ex.º Sr. Presidente da República da altura Aníbal Cavaco Silva e a comitiva, com a sua criação, numa visita a de Paços de Ferreira. O vestido encontra-se em exposição permanente no Museu do Móvel em Paços de Ferreira.

Em 2016 resolve regressar às origens e compra um espaço para as novas instalações do seu atelier em Alfena, a terra onde cresceu, para continuar o seu percurso na criação de peças exclusivas na área da alta-costura.

Atualmente tem um novo projeto ligado a Alfena, o brinquedo. Com um desfile agendado para 31 de Maio de 2018, para a apresentação de uma nova marca casual com uma linha inteiramente dedicada ao brinquedo tradicional.