Encontro BombosO Espaço Multiusos de Alfena acolheu, no dia 5 de outubro, o primeiro encontro de bombos, denominado D” Arrebenta. A iniciativa, promovida pela Associação Sócio Cultural Os Filhos da Pauta, contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alfena, da Câmara Municipal de Valongo e do Centro Social e Paroquial de Alfena.

Este primeiro encontro juntou cerca de 100 participantes repartidos pelos diversos grupos que atuaram durante a tarde. Os grupos partiram de diferentes locais da freguesia, e foram tocando ao longo do trajeto até chegarem ao Espaço Multiusos de Alfena, onde alternadamente tocaram 5 musicas, terminando com uma musica em conjunto.

De acordo com o grupo organizador, a ideia surgiu quando se começaram a interrogar sobre o que poderiam fazer para trazer até Alfena um evento "novo"  com um conjunto de tocadores de bombos de quem são amigos e a quem visitam com alguma regularidade para participarem nos eventos  promovidos por eles.

O objetivo é dar a conhecer em Alfena uma a arte musical popular que se pratica uma pouco por todo o Norte do país, com grande adesão de participantes.

O primeiro a tocar, já no Espaço Multiusos, foi o "UDA a Bombar", composto pelos utentes da unidade de deficiência do Centro Social e Paroquial de Alfena, com quem os Filhos da Pauta trabalham, de forma voluntária, todas as semanas. Seguiram-se as atuações dos "Cordovences", "Gaitifarra", "Amigas dos Bombos", "Grupo de Bombos de Carreira", "Sons com bombos, Ermesinde e Bombar", da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, a fechar as atuações, "Os Filhos da Pauta".

Este primeiro encontro de tocadores de bombos ainda contou com a participação especial do grupo "Amigos de Oldrões", que fez uma pequena apresentação teatral.

Veja aqui as fotografias do encontro.