Alfena acolheu, no dia 5 de junho, a quarta edição do Trail dos 4 Caminhos. A edição deste ano, que contou com 1300 inscritos, excedeu as expectativas dos participantes com percursos técnicos e desafiantes e as já conhecidas condições favoráveis de Alfena para este tipo de corrida.

Trail 4 CaminhosNo Trail Longo (23Km), Fernando Lemos do Multipower / Gaia Trail fez a estreia no Trail Running conseguindo a vitória sem contestação, enquanto Daniela Russo, da equipa Estamos Juntos, mostrou que será, num futuro próximo, uma candidata às melhores classificações do Circuito Nacional de Trail Running.

No Trail Curto (13km), Bruno Silva (Oralklass) e Nuno Carneiro (Clube Zupper) terminaram ao sprint com o mesmo tempo no setor masculino. O terceiro lugar do pódio foi para o alfenense, conhecedor das Serras de Alfena, Belmiro Ferreira do GD Leões da Guarda. Já no setor feminino, a vitória, tranquila, foi para Tânia Covas Costa (Clube de Orientação do Minho).

Destaque ainda para José Magalhães, vencedor na categoria mais de 65 anos. Mas o atleta, que dá nome à Corrida Cidade de Alfena, cuja segunda edição está marcada para 10 de julho, não foi o único alfenense a participar nesta prova. Entre os 1300 participantes, estiveram vários alfenenses.

O Trail dos 4 Caminhos, organizado pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, com a colaboração da Junta de Freguesia de Alfena e da Câmara Municipal de Valongo, teve um grande cariz solidário, uma vez que as inscrições da caminhada reverteram na totalidade para a Liga Portuguesa Contra o Cancro e um euro da inscrição do Trail Longo e Curto reverteu para os Bombeiros Voluntários de Ermesinde, que deu, mais uma vez, apoio à prova.

O trail decorreu o dia mundial do ambiente, por isso, a temática também não foi esquecida. A organização preparou nos postos de abastecimento um sistema de fornecimento de água, via rede pública, que permitiu que não fossem utilizados copos, garrafas e garrafões de plástico, fazendo com que os participantes reutilizassem os que já possuíam.