A freguesia de Alfena saiu vencedora da 3.ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo. No âmbito escolar, a proposta do Agrupamento de Escolas de Alfena para a criação de uma sala multissensorial (sala snoezelen) ganhou com 1958 votos. Já a proposta de âmbito concelhio mais votada, com 1540 votos, foi a implementação do Alfena Skate Parque. A gala onde foram conhecidos os resultados decorreu no domingo, 26 de junho, no Fórum Cultural de Ermesinde.

A sala multissensorial tem como objetivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão dos alunos, de forma particular dos alunos da Unidade de multideficiência existente na Escola Básica de Alfena, e de forma geral de todos os alunos do agrupamento.

De acordo com a proposta, o ambiente multissensorial proporciona conforto, através do uso de estímulos controlados, eoferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos da música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas. O espaço permite estimular os sentidos primários tais como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem existir necessidade de recorrer às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais dos alunos, assim como a confiança e o relaxamento são incentivados através de terapias não diretivas.

O uso deste ambiente permite que as terapias sejam únicas para cada aluno, que promovam o relaxamento, lazer e diversão, que estimulem os sentidos primários, que permita a exploração, descoberta, escolha e a oportunidade de controlar o ambiente, que aumente a compreensão do aluno em relação ao gosta/não gosta; que permita a estimulação esfincteriana; que a variedade de atividades permita explorar as necessidades bem como as preferências; que incentive o movimento e a motivação; que motive para a aprendizagem; que promova a consciência da equipa técnica sobre a importância dos sentidos primários; que estimule o surgir de emoções positivas tais como o bem-estar, relaxamento, satisfação e alegria.

Já a proposta do Alfena Skate Parque foi apresentada pelo Grupo de Voluntariado. Enquanto adultos, mas ainda jovens, os elementos do grupo aperceberam-se que o número de praticantes de skate tem vindo a aumentar na freguesia. Mas como não existe um local adequado à sua prática, nesta altura, a solução passa por se deslocarem para as freguesias vizinhas. Por isso, o grupo entendeu ter chegado a altura de Alfena ter um Skate Parque. “Acreditamos tratar-se de um projeto importante e que terá grande impacto junto, não só dos jovens, mas de toda a população da freguesia, até pela fantástica pela localização”, referia Vera Matos, a proponente do projeto agora vencedor.

O Orçamento Participativo Jovem de Valongo é um projeto da Câmara Municipal local para jovens entre os 6 e os 35 anos, com o objetivo de facilitar o seu envolvimento de uma forma mais construtiva e participada na comunidade, através da criação de um pensamento dinâmico e crítico, permitindo não só que apresentem ideias, mas também que as construam, debatam e concretizem.

Na edição deste ano, a terceira, o Município de Valongo criou uma plataforma informática disponível para os proponentes entregarem as suas propostas e exercerem o seu direito de voto. Registaram-se 7517 participantes e foram apresentadas 53 candidaturas. Votaram 6408 jovens nas 34 propostas admitidas a votação.