Cansada mas muito feliz e realizada. Foi desta forma que terminou o dia a equipa que esteve envolvida na preparação e confeção da II Feijoada Solidária, que decorreu no dia 17 de abril, na Plataforma Solidária de Alfena. O Gabinete de Ação Social da Junta de Freguesia promoveu a iniciativa e um grupo de voluntários colaborou, incluindo o cozinheiro.

Feijoada SolidariaE os dois objetivos - dar a conhecer a Plataforma Solidária e sensibilizar a população para a solidariedade, desenvolvendo o sentido de comunidade, foram amplamente conseguidos. A população respondeu de forma positiva, mostrando, mais uma vez, que sabe ser solidária. No total, foram servidas 312 doses de feijoada, ou seja, mais de 600 pessoas.

Para a confeção da iguaria tipicamente portuguesa, cujo processo de preparação começou no sábado, foram utilizados 50 kg de feijão, 50 kg de arroz, 95 kg de carnes variadas, 15 kg de cenoura, 30 kg de couve, 10 kg de cebola e 6 lts de polpa de tomate. Ao que o cozinheiro, António Tavares, ainda juntou muitas doses de solidariedade.

O valor angariado com a iniciativa reverte a favor do Banco Local de Apoio Alimentar, permitindo a compra de produtos alimentares, que vão chegar a casa de muitas famílias alfenenses carenciadas.

No final, o presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares, que também arregaçou as mangas e trabalhou, mostrou-se emocionado com a adesão dos alfenensese que, “sempre, ao longo da história da freguesia, mostraram saber bem o que é ser solidário”.

E se no ano passado, considerou muito positivas as 180 doses servidas, nunca pensou alcançar os números que conseguiram este ano. Por isso, agradeceu a todos quantos colaboraram com a iniciativa. “Em primeiro lugar, aos que nos ofereceram os ingredientes, à população que hoje almoçou feijoada e às associações que também se juntaram a esta causa nobre”, concluiu o autarca de Alfena.