Campo Ferias 03 01Pelo segundo ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Alfena promoveu um Campo de Férias, destinado a crianças com idades compreendidas entre os 6 e aos 14 anos. Na edição deste ano, que decorreu durante seis semanas, entre a segunda quinzena de junho e o mês de julho, participaram 68 crianças, sendo que em média cada criança frequentou 3 semanas.

O campo de férias pretendeu, mais uma vez, promover o desenvolvimento harmonioso e equilibrado das crianças, constituindo-se também como um importante recurso facilitador aos encarregados de educação de conciliar a vida pessoal e a profissional, no período de férias escolares do Verão.

A iniciativa incluía, a refeição do almoço, o lanche da tarde e o transporte para as atividades. E as atividades foram bastante diversificadas. Os participantes na edição deste ano puderam experimentar aulas de ténis, karaté, basquetebol, defesa pessoal, diferentes estilos de dança, artes cénicas, culinária e jogos tradicionais. Estiveram ainda em contacto com a natureza, nas idas à quinta da D. Lola e com a natureza e a aventura, nas idas ao Parque Aventura da Lipor.

O espírito do Campo de Férias esteve imbuído de um salutar convívio entre pares numa perspetiva de socialização, de consciência cívica e de aquisição de novas aprendizagens lúdicas e pedagógicas, onde se privilegiou um estreito relacionamento com a família, o meio e com as instituições locais que tiveram um papel preponderante na dinamização das atividades realizadas.

Para desenvolver o campo de férias, a junta de freguesia contou com a colaboração do Atlético Clube Alfenense, da Academia de Ténis do Alfenense, do Clube de Karaté de Alfena, da Associação de Defesa Pessoal de Alfena, do Hóquei em patins do CSPA, do Estúdio Próximo Passo, do Grupo Cénico de S. Vicente de Alfena e da Guarda Nacional Republica.

E como outro dos objetivos é privilegiar o estreio relacionamento com a família, a junta de freguesia convidou todas as crianças e respetivas famílias para uma festa de encerramento, que decorreu no dia 29 de julho. Um momento que funcionou como despedida para os meninos e como convívio entre os pais, que puderam ainda assistir a uma coreografia preparada para eles pelos filhos.