Centro SaudeJá é oficial. O Governo já aprovou o financiamento para a construção das novas instalações do Centro de Saúde em Alfena. A empreitada vai ser financiada através do Portugal 2020.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, 1 de fevereiro, pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS/Norte). O valor total do investimento aprovado é da ordem de 1.372 milhões de euros, com uma taxa de comparticipação do Programa Norte 2020 (FEDER) de 85 por cento. O restante é proveniente do Orçamento Geral do Estado.

ARS Norte acrescenta que foi aprovada a candidatura efectuada ao financiamento da construção das novas instalações da Unidade de Saúde de Alfena, garantindo que o início das obras se “prevê serem iniciadas no ano em curso”. Contudo, não adianta uma data em concreto.

A Junta de Freguesia de Alfena congratula-se com a notícia que recebeu, esta quarta-feira. O presidente, Arnaldo Pinto Soares, considera que “finalmente” a Cidade recebe esta boa notícia. “O tão desejado centro de saúde será uma realidade dentro de pouco tempo”, sublinha o autarca, acrescentando que “valeu a pena a luta permanente que se travou durante dez anos”.

Recorde-se que a Junta de Freguesia de Alfena, há cerca de 10 anos, luta por esta conquista. Na altura, a pretensão era que os utentes de Alfena fossem atendidos no Centro de Saúde de Ermesinde que, entretanto, tinha aberto portas. A autarquia sempre assumiu uma posição contrária, até porque em causa estava o bem-estar de cerca de 11 mil utentes, que tinham que se deslocar para a freguesia vizinha.

A autarquia de Alfena recorda também que foram alguns elementos que fazem parte do atual executivo que conseguiram convencer, em 2011, António das Neves Pereira a ceder um terreno, na Rua de São Vicente, para instalar a nova unidade de saúde de Alfena, que finalmente será uma realidade.