Armas

Brasao Cidade.pngDe prata com uma ponte de dois arcos, de branco, sobre um rio de duas faixas onduladas de azul.

No chefe, um disco de azul e um sol de ouro, com dezasseis pontas, sendo oito rectilíneas e oito ondeantes. Nos flancos, dois ramos de alfenheiro, de sua cor, um folhado e florido e outro folhado e frutado.

Coroa mural de prata de quatro torres, Listel branco com Vila de Alfena a negro, em letra de estilo.

 

 

Bandeira

Esquartelada de branco e azul, debruada a cordão da mesma cor e com armas ao centro.

Justificação Heráldica

A prata no campo do escudo, significa esperança que sempre acompanhou a gente desta terra e é também, uma alusão à antiga actividade mineira da região onde a Vila de Alfena se insere.

Os dois ramos do alfenheiro, um florido, e dado que a sua flor é alfena, esta deu origem ao nome ALFENA. O outro frutado com vinte e uma bagas, cada uma representando os lugares da Vila. A flor simboliza também a juventude da sua população, e o fruto, a maturidade e as obras realizadas.

A ponte românica sobre o Rio Leça é um dos seus monumentos mais antigos (hoje conhecida por Ponte de S. Lázaro). Fica situada no antigo lugar de Alfena, hoje da Rua, tendo como que propagado deste lugar todas as localidades que compõem a Vila de Alfena.

As duas faixas onduladas de azul, representam o Rio Leça, elemento paisagístico primordial no desenvolvimento de Alfena.

O Sol em ouro, representa a vida e a pujança que fizeram crescer esta terra e a sua cor simboliza a eternidade; tem como fundo um disco em azul que simboliza o universo e a sua cor a fidelidade, a alegria e a nobreza.

0
0
0
s2sdefault