capa 01A freguesia de Alfena é a mais setentrional do Concelho de Valongo e insere-se na Grande Área Metropolitana do Porto.
Confronta a Nordeste com a freguesia de Água Longa (Santo Tirso), a Noroeste com a freguesia de Folgosa (Maia), a Sudoeste com a freguesia de Ermesinde (Valongo) e a Sudeste com a freguesia de Valongo, sede do Concelho.

Pelo seu extenso e alongado vale, corre o Rio Leça no seu curso natural, acompanhado por uma grande planície e alguns pequenos planaltos.
O seu território ronda os 12,5Km2 e assume os contornos de um losango.
Conta atualmente com uma população de aproximadamente 16.000 habitantes.

Em termos viários existem dois eixos de grande relevância, a E.N 105 – Porto – Santo Tirso e a E. M. 105-1, cruzando-se estas duas vias no Centro Urbano da Cidade.
Servida também pela A41 e a curto espaço de tempo da A42, A3, A4, facilmente se chega a toda Grande Área Metropolitana do Porto, Aeroporto Francisco Sá Carneiro e ao Porto de Leixões.