Rio Leca

Nasce na Serra da Agrela, Concelho de Santo Tirso, junto ao lugar de Santa Luzia, caracterizando-se por uma altitude média baixa entre os 100 e 200 metros, rondando os 200-400 metros junto da nascente.

Geologicamente é caracterizado pela existência de uma grande zona de rochas graníticas. No seu percurso atravessa os concelhos de Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos.
A sua bacia hidrográfica desenvolve-se a partir do planalto do Monte Córdova, com altitude de 570 metros, até ao vale do Leça, sendo limitada a norte pela bacia do Rio Ave e a sul pela bacia do Rio Douro e tem uma extensão aproximada de 43Km.

Apresenta características muito diversas, que o distingue dos outros rios da região norte, designadamente ao nível da ocupação do solo e nos seus aspectos sócio-económicos. Caracterizam-no uma elevada densidade industrial e urbana a jusante, alternando áreas pouco povoadas, essencialmente agrícolas e manchas de vegetação a montante.
No Concelho de Valongo o Rio Leça tem uma extensão de aproximadamente 8Km, dos quais 5,6Km atravessam a Freguesia de Alfena.
Outrora uma linha de água de excelente qualidade, que proporcionava excelentes locais de fruição e que se torna agora premente recuperar.

Este que é o Património Natural mais valioso da Freguesia de Alfena, será objecto de despoluição através do programa “Corrente Rio Leça – Limpo por todos. Limpo para todos”, e será realizada com protocolo de colaboração entre a empresa Águas de Valongo, Câmara Municipal de Valongo, CCDRN, Junta de Freguesia de Alfena, Junta de Freguesia de Ermesinde e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Para saber mais informação sobre a "Corrente do Rio Leça", por favor aceda ao site www.correnterioleca.com.

 

0
0
0
s2sdefault