Erasmus 06

No âmbito do projeto “Pleasure of Reading Pleasure of Writing “ do Programa Erasmus+ decorreu, entre os dias 15 e 21 de outubro, uma deslocação à cidade de Kremnica, na Eslováquia. O Agrupamento de Escolas de Alfena foi representado por alunos e docentes da escola básica de Alfena.

Integraram a delegação portuguesa os alunos Gonçalo Silva e Rafael Andrade, do sexto ano, turmas A e F e André Lima, Bernardo Monteiro, Carolina Pires e Raquel Sousa, o primeiro do sétimo A e os três restantes do sétimo D. Estes alunos foram acompanhados pelos docentes Felisbina Neves (Diretora do Agrupamento), Paula Sousa, Rui Vilarinho e Fernanda Amaro.


A delegação portuguesa foi calorosamente acolhida pela escola anfitriã, bem como por toda a população estudantil. Uma vez mais as nossas expetativas foram superadas.

Foram numerosas e distintas as atividades desenvolvidas ao longo da semana, o que possibilitou a aquisição de experiências gratificantes e novos conhecimentos em diversos domínios, que marcarão, definitivamente, todos os intervenientes de forma inesquecível. Estas estenderam-se, nomeadamente a museus, a igrejas, a castelos (de Devin e de Orava), a uma mina de ouro, já desativada, bem como outras visitas e diversas atividades lúdicas, didáticas e de trabalho. Em todas os intervenientes se envolveram, contribuindo para uma saudável troca de experiências.

Foi uma semana intensa e diversificada com um tempo radioso bafejado pelos raios de um sol sorridente e pela brisa suave que era trazida pelas folhas que caíam das muitas e multicolores árvores que por lá superabundavam.

A Eslováquia é um país lindíssimo com paisagens de cortar a respiração. Os verdes, os castanhos, os amarelos, os laranjas e os vermelhos, formam uma verdadeira obra de arte onde predomina a harmonia, a simplicidade e a elegância.
Neste ano letivo haverá ainda um encontro transnacional a decorrer na Polónia.

No próximo ano letivo, dar-se-á continuidade ao projeto. Nesse ano Portugal será o país anfitrião, pelo que iremos receber as delegações do Chipre, da Eslováquia, da Hungria, da Polónia e da Turquia. Tudo faremos para os acolher com a máxima cordialidade e hospitalidade.

Fernanda Amaro (coordenadora do projeto)