Festa BrinquedoAlfena acolheu, entre os dias 28 e 30 de setembro, a Festa do Brinquedo. O brinquedo tradicional esteve em destaque durante três dias na cidade de Alfena, localidade que o viu nascer. Construído em madeira, chapa ou plástico e com as mais variadas cores, formas e feitios, é muito desejado pelas crianças e recordado com nostalgia pelos adultos.

 

Na Festa do Brinquedo foi possível apreciar alguns dos exemplares mais antigos que estiveram expostos para exibição, assim como assistir aos artesãos locais a darem forma a novos modelos e até nas oficinas criar de raiz um brinquedo.

O evento, de entrada livre, incluiu ainda mostras de colecionadores, atividades lúdicas e didáticas, passeios a cavalo e vários espectáculos culturais ao longo dos três dias.

As atividades dividiram-se por três espaços: o Centro Paroquial de Alfena, o Parque Vale do Leça e a rua de São Vicente.

As atrações musicais deste ano foram Jimmy P (sexta feira),  Avô Cantigas e Maria Lisboa (sábado) e O Mundo da Sara (domingo). Pelo meio não faltaram atuações de vários grupos do concelho de Valongo.

Este ano, na Rua de São Vicente estiveram ainda expostas peças de vestuário da coleção casual lençada pela estilista alfenense, Marlene Areais Trigo, inspiradas no brinquedo trabicional português.

 

Veja aqui as fotografias da Festa do Brinquedo 2018.