FeijoadaA Plataforma Solidária de Alfena voltou, este domingo, dia 26 de março, a encher-se de movimento para preparar e servir a III Feijoada Solidária. O Gabinete de Ação Social da Junta de Freguesia promoveu a iniciativa e um grupo de voluntários colaborou, incluindo o cozinheiro, para servir cerca de 250 doses do prato tradicional.

Sendo assim, o objetivo, sensibilizar a população para a solidariedade, desenvolvendo o sentido de comunidade, foi amplamente conseguido. A população respondeu de forma positiva, mostrando, mais uma vez, que sabe ser solidária.

Para a confeção da iguaria tipicamente portuguesa, cujo processo de preparação começou no sábado, foram utilizados 45 kg de feijão, 45 kg de arroz, 60 kg de carne fresca, 25 kg de dobrada, 35 kg de carne fumada, 10 kg de cenoura, 8 kg de cebola, 5kg de tomate e 6 lts de polpa de tomate. Ao que o cozinheiro, Joaquim Tavares, ainda juntou muitas doses de solidariedade.

O valor angariado com a iniciativa reverte a favor do Banco Local de Apoio Alimentar, permitindo a compra de produtos alimentares, que vão chegar a casa de muitas famílias alfenenses carenciadas.

Em jeito de balanço, o presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares, que também arregaçou as mangas e trabalhou, agradeceu a adesão dos alfenenses que, “sempre, ao longo da história da freguesia, mostraram saber bem o que é ser solidário”.

O autarca de Alfena agradeceu, ainda, a todos quantos colaboraram com a iniciativa, “em primeiro lugar, aos que nos ofereceram os ingredientes - Novarroz, Carnes Meireles, Salpicarnes, Valporto e às associações que também se juntaram a esta causa nobre”, concluiu Arnaldo Pinto Soares.