Centro SaudeJá é oficial. O Governo já aprovou o financiamento para a construção das novas instalações do Centro de Saúde em Alfena. A empreitada vai ser financiada através do Portugal 2020.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, 1 de fevereiro, pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS/Norte). O valor total do investimento aprovado é da ordem de 1.372 milhões de euros, com uma taxa de comparticipação do Programa Norte 2020 (FEDER) de 85 por cento. O restante é proveniente do Orçamento Geral do Estado.

Plantacao ArvoresFoi dado mais um passo no processo de recuperação das margens do rio Leça. No dia 28 de janeiro, junto à Levada do Cabo começou a ser enriquecida a flora local com a plantação de árvores nativas, como o freixo, o amieiro e o salgueiro.

S Vicente
Alfena assinalou, mais uma vez, a solenidade em honra de S. Vicente, seu padroeiro. Um dos pontos altos foi a procissão, que se seguiu à missa presidida pelo bispo emérito de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis.

Inauguracao Levada CaboA Junta de Freguesia de Alfena e a Câmara Municipal de Valongo inauguraram, este domingo, 22 de janeiro, as obras de requalificação da Levada do Cabo. A empreitada incluiu a recuperação do açude, a construção de muros de suporte e um novo caminho pedonal ao longo do Leça, para que a população possa voltar a usufruir do rio, bem como das suas margens.

Grande Premio 01Bruno Silva (individual) e Daniela Cunha (Sporting) foram os grandes vencedores da II Corrida Cidade de Alfena – Grande Prémio “José Magalhães”, que decorreu no dia 10 de julho, numa organização do Atlético Clube Alfenense. Rui Muga (Mogadouro), vencedor da 1.ª edição, ficou no segundo lugar e o último lugar do pódio foi para João Antunes. Já no sector feminino, o segundo lugar coube a Daniela Sousa (GD Estreito) e o terceiro foi para Carla Nunes (Lustosa)

Campo Ferias 03 01Pelo segundo ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Alfena promoveu um Campo de Férias, destinado a crianças com idades compreendidas entre os 6 e aos 14 anos. Na edição deste ano, que decorreu durante seis semanas, entre a segunda quinzena de junho e o mês de julho, participaram 68 crianças, sendo que em média cada criança frequentou 3 semanas.

A Diabetes Mellitus é considerada uma das epidemias mais marcantes do século XXI. Este foi o tema central de mais uma tertúlia do Grupo de Voluntariado de Alfena, que decorreu no dia 22 de abril, à noite, no Centro Cultural de Alfena. A conversa foi liderada pela médica Carla Soares e pelas enfermeiras Astride Pires e Sandra Magalhães, no entanto, contou com uma plateia muito participativa.

Começou como um grupo de amigos, que se encontrava num café. Há oito anos, depois de uma breve existência enquanto secção motard do Atlético Clube Alfenense, decidiram organizar-se enquanto associação. Foi assim que nasceu o Motoclube de Alfena. Hoje, são uma das associações com mais sócios da freguesia e reconhecida fora de portas. Prova disso, foi a presença, este ano, de 77 motoclubes na sua IX Concentração, que decorreu nos dias 10, 11 e 12 de junho.

Um dia recheado de brincadeira. Foi assim o Dia Mundial da Criança, no dia 1 de junho, no Centro Cultural de Alfena. A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Associação de Pais e Encarregados de Educação, juntou os cerca de mil alunos do ensino pré-escolar e primeiro ciclo das escolas da freguesia, bem como os meninos do jardim-de-infância do Centro Social e Paroquial de Alfena.