cartaz fotografia junta

Pela primeira vez a Junta de Freguesia de Alfena, vai levar a efeito uma exposição de fotografia a preto e branco.

Esta exposição resulta da recolha efectuada nos últimos dez anos, junto de instituições e particulares. 

Alfena, memórias a preto e branco, convida todos os alfenenses a revisitarem o passado, através de uma viagem proporcionada por um conjunto de imagens a preto e branco da nossa terra, que certamente será nostálgica para alguns e de descoberta para outros.

A inauguração da exposição realizar-se-á no próximo dia 26 de junho, pelas 21h30, na sala de exposições do Centro Cultural de Alfena e todos os alfenenses estão convidados.

A mostra estará patente ao público até ao próximo dia 20 de Agosto e a entrada é gratuita.

Jose Magalhaes

A Junta de Freguesia de Alfena e o Atlético Clube Alfenense (ACA) vão realizar, no dia 9 de julho, a partir das 10h00, o 3.º Grande Prémio “José Magalhães” - Cidade de Alfena. O objetivo é homenagear um atleta com mais de 40 anos de carreira. Foi nos 50 quilómetros da marcha atlética que José Magalhães se destacou. O ponto alto da sua carreira foi a ida aos Jogos Olímpicos, em 1992 e 1996. 

José Magalhães começou no futebol e ainda sonhou ser guarda-redes, no entanto, acabou por seguir outros caminhos. Ainda experimentou o ciclismo, conseguindo um sexto lugar. Contudo, foi ao atletismo que José Magalhães acabou por dedicar parte da sua vida, como treinador e como atleta, especializando-se e fazendo carreira nos 50 quilómetros da marcha atlética.

NORMAS DE FUNCIONAMENTO CAMPO DE FÉRIAS 2017

Campo Ferias

Ao abrigo do quadro legal de atribuições e competências das autarquias locais, a Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, com a redação resultante das várias alterações nomeadamente a Lei nº 75/13, de 12 de setembro, conferem atribuições às Freguesias nomeadamente no âmbito da Ação Social e da Proteção da Comunidade (Cap. II Secção1 artº7 nº2 alíneas f e k), que se constituem, em nosso entender, como áreas de interesse fulcral para a promoção do desenvolvimento e da qualidade de vida da população.

Nesta lógica, a realização do Campo de Férias pretende promover o desenvolvimento harmonioso e equilibrado das crianças e jovens, constituindo-se também como um recurso que facilita aos encarregados de educação a conciliação entre a vida pessoal e a profissional, por disporem de um espaço seguro onde podem deixar os seus educandos.

Foto Presidente

O Presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares, deu uma entrevista ao Jornal Novo de Valongo, onde faz um balanço do mandato que está na fase final. Falou das conquistas alcançadas, lamentou o que ficou por fazer e das relações com a Câmara Municipal de Valongo. Apontou, ainda, o caminho que pretende seguir se os alfeneneses voltarem a confiar-lhe o voto nas eleições marcadas para 1 de outubro. Pode ler aqui a entrevista na integra.

Reiki

A Junta de Freguesia de Alfena e a Associação Portuguesa de Reiki assinaram, esta quarta feira um protocolo de colaboração.

A junta de freguesia arranca assim com projeto de voluntariado que visa prestar apoio aos idosos do projeto Alfena Sénior, disponibilizando sessões gratuitas de Reiki.

25 Abril

A Junta de Freguesia de Alfena assinalou os 43 anos do 25 de Abril de 1974.

As comemorações arrancaram no dia 24, à noite, no Centro Cultural de Alfena, com o espetáculo "Músicas da Liberdade", dinamizado pela Associação Filhos da Pauta. Para além das músicas, o grupo foi, ao longo do espetáculo, contando algumas curiosidades sobre a data.

Na terça feira, dia 25 de abril, na sede da junta de freguesia foram hasteadas as bandeiras.

Centro SaudeJá é oficial. O Governo já aprovou o financiamento para a construção das novas instalações do Centro de Saúde em Alfena. A empreitada vai ser financiada através do Portugal 2020.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, 1 de fevereiro, pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS/Norte). O valor total do investimento aprovado é da ordem de 1.372 milhões de euros, com uma taxa de comparticipação do Programa Norte 2020 (FEDER) de 85 por cento. O restante é proveniente do Orçamento Geral do Estado.

Plantacao ArvoresFoi dado mais um passo no processo de recuperação das margens do rio Leça. No dia 28 de janeiro, junto à Levada do Cabo começou a ser enriquecida a flora local com a plantação de árvores nativas, como o freixo, o amieiro e o salgueiro.

S Vicente
Alfena assinalou, mais uma vez, a solenidade em honra de S. Vicente, seu padroeiro. Um dos pontos altos foi a procissão, que se seguiu à missa presidida pelo bispo emérito de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis.