Grande Premio 01Bruno Silva (individual) e Daniela Cunha (Sporting) foram os grandes vencedores da II Corrida Cidade de Alfena – Grande Prémio “José Magalhães”, que decorreu no dia 10 de julho, numa organização do Atlético Clube Alfenense. Rui Muga (Mogadouro), vencedor da 1.ª edição, ficou no segundo lugar e o último lugar do pódio foi para João Antunes. Já no sector feminino, o segundo lugar coube a Daniela Sousa (GD Estreito) e o terceiro foi para Carla Nunes (Lustosa)

Campo Ferias 03 01Pelo segundo ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Alfena promoveu um Campo de Férias, destinado a crianças com idades compreendidas entre os 6 e aos 14 anos. Na edição deste ano, que decorreu durante seis semanas, entre a segunda quinzena de junho e o mês de julho, participaram 68 crianças, sendo que em média cada criança frequentou 3 semanas.

A Diabetes Mellitus é considerada uma das epidemias mais marcantes do século XXI. Este foi o tema central de mais uma tertúlia do Grupo de Voluntariado de Alfena, que decorreu no dia 22 de abril, à noite, no Centro Cultural de Alfena. A conversa foi liderada pela médica Carla Soares e pelas enfermeiras Astride Pires e Sandra Magalhães, no entanto, contou com uma plateia muito participativa.

Começou como um grupo de amigos, que se encontrava num café. Há oito anos, depois de uma breve existência enquanto secção motard do Atlético Clube Alfenense, decidiram organizar-se enquanto associação. Foi assim que nasceu o Motoclube de Alfena. Hoje, são uma das associações com mais sócios da freguesia e reconhecida fora de portas. Prova disso, foi a presença, este ano, de 77 motoclubes na sua IX Concentração, que decorreu nos dias 10, 11 e 12 de junho.

Um dia recheado de brincadeira. Foi assim o Dia Mundial da Criança, no dia 1 de junho, no Centro Cultural de Alfena. A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Associação de Pais e Encarregados de Educação, juntou os cerca de mil alunos do ensino pré-escolar e primeiro ciclo das escolas da freguesia, bem como os meninos do jardim-de-infância do Centro Social e Paroquial de Alfena.

A Junta de Freguesia de Alfena assinalou os 42 anos do 25 de Abril de 1974.

As comemorações arrancaram no dia 24, à noite, no Centro Cultural de Alfena, com o espetáculo "Músicas da Liberdade", dinamizado pela Associação Filhos da Pauta.

O sol, este ano, ajudou e o VI Encontro de Clássicos de Alfena, que decorreu no dia 1 de maio, durante todo o dia, foi dos mais concorridos dos últimos anos. A iniciativa, organizada pelo 4 A’s – Amigos de Automóveis Antigos de Alfena e pelo Clube Alfenense de Ciclomotores Antigos, contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alfena.

A sala no Centro Cultural de Alfena foi pequena para acolher, no dia 22 de abril, todos os moradores do lugar do Outeiro, em Alfena, Valongo, que queriam ficar a conhecer um estudo que estava definido para o local onde moram, alguns há 60 anos. A Junta de Freguesia de Alfena rejeita qualquer intervenção “no miolo do Outeiro, uma zona que está consolidada” e acusa a Câmara de Valongo de “ditadura municipal”.

Cansada mas muito feliz e realizada. Foi desta forma que terminou o dia a equipa que esteve envolvida na preparação e confeção da II Feijoada Solidária, que decorreu no dia 17 de abril, na Plataforma Solidária de Alfena. O Gabinete de Ação Social da Junta de Freguesia promoveu a iniciativa e um grupo de voluntários colaborou, incluindo o cozinheiro.